terça-feira, 13 de novembro de 2012

Clube do livro - Como se livrar de um vampiro apaixonado

     Casar-se com um vampiro certamente não estava nos planos de Jessica Packwood para seu último ano escolar. Mas quando um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e está prometida em casamento a ele, futuro líder do clã mais poderoso dos vampiros, ela é obrigada a rever seus conceitos. Se a garota ainda nem beijou na boca, como pode sequer pensar em um compromisso eterno? Armada com uma autoconfiança recém-adquirida, Jessica passa por uma transformação drástica de adolescente nerd americana para princesa vampira europeia nessa sátira cheia de reviravoltas e surpresas.

Editora: Sextante
Autora: Beth Fantaskey 
Ano: 2010
Número de páginas:  295    



     Como se livrar de um vampiro apaixonado é um livro desses de se ler em um dia chuvoso, tomando chá e comendo biscoitos. Não vá esperando muito, deixe a história te envolver e te levar para conhecer o drama vivido por Jessica Packwood, que não só descobre que é vampira, como descobre que é noiva de um príncipe vampiro da Romênia. Para melhorar a situação, Jessica é totalmente cética, só acredita em fatos e números, a ideia de vampiros existirem (e dela mesma ser uma vampira) é algo que não lhe entra na cabeça.
     Lucius Vladescu é um príncipe vampiro que foi criado como tal, diferente de Jessica que mora com os pais adotivos (e humanos) no interior dos EUA, que chega na vida de Jessica para mudar tudo que ela tinha como certo. Jessica quer apenas terminar a escola e ter uma vida social normal, não quer saber dessa história de realeza vampírica e do pacto que foi feito quando ela nasceu, que diz que ela vai se casar com Lucius para selar a paz entre as duas famílias vampiras da Romênia, as quais eles pertencem. Mas Lucius não aceita não como resposta e não medirá esforços para honrar o pacto.
     

     A leitura é bem dinâmica, alguns capítulos são narrados por Jessica e outros por Lucius (através de cartas que ele escreve para seu tio que está na Romênia) e as páginas são amareladas (meus olhos agradecem muito por este pequeno detalhe). Achei que fosse apenas um livro bobo sobre vampiros adolescentes e cheio de clichês, mas Beth Fantaskey me surpreendeu bastante com seu primeiro livro.        Acho engraçado o modo como alguns livros/séries/filmes retratam os vampiros e seus hábitos e de longe, a mitologia criada por Beth é a mais sem noção diferente, desde a transformação até o modo de se alimentar, não que seja ruim, só é bem diferente.
     Uma notícia boa é que o segundo volume da série já está com lançamento confirmado para 2013, mas desta vez pela editora Arqueiro, apesar de o segundo volume já estar disponível on-line no site da editora Sextante (link: http://www.sextante.com.br/vampiroapaixonado/casamento/casamento1.php), para quem como eu não aguenta esperar a edição impressa. 
     Quando leio um livro sempre acabo imaginando um ator/atriz para cada personagem, esse é um dos motivos que me fazem sempre querer ler o livro antes do filme, para me surpreender quanto as escolhas. Enquanto lia Como se livrar de um vampiro apaixonado, imaginei esses atores vivendo os personagens principais:


Phoebe Tonkin como Jessica Packwood  (apesar de Jessica ter lindos cachos), Joseph Morgan como Lucius Vladescu e Rachel McAdams como Faith Crosse.

     Jessica Packood e Lucius Vladescu me fizeram companhia nesses últimos dias, espero que eles lhe agradem tanto quanto me agradaram.

Abraços,
Arie Felix, diretamente da Pensilvânia. 









3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. (postei e apaguei sem querer, aloka)

    Esse parece o tipo de livro que tu lê porque gosta de sobrenatural e gosta de vampiros, mas sabe desde o início que não vai ser uma leitura grandiosa.

    Ultimamente esse excesso de livros de garotas colegiais que só querem viver sua vida normal tem parecido excessivo DEMAIS. E essa vibe puritana de "nunca beijei na boca" não cola no século 21 há muito tempo. Fica sempre forçado.

    Com a popularização dessa literatura mais sobrenatural a gente têm visto cada loucura. Tipo vampiro que brilha, em Crepúsculo.
    Às vezes é legal dar sua própria visão para uma "raça sobrenatural", mas descaracterizar demais tira toda a graça.

    Eis um livro que não vai entrar na minha lista!

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo Julia, essa onda de garotas colegiais que só querem viver sua vida e tal, esta saturando já. Coincidentemente estou lendo a coleção "Os imortais" e estou um pouco irritada com a personagem principal, que é bem assim como tu descreveu, mas acabo relevando e deixando a história me guiar.

    Confesso que não estava acostumada a ler esse tipo de livro, mas até que tenho me surpreendido. "Como se livrar de um vampiro apaixonado" acabou me surpreendo, apesar de se encaixar nesse gênero já saturado.

    Concordo com todo o comentário que você fez na verdade, em especial quanto a descaracterizar demais tira toda a graça. A autora se preocupou tanto em fazer seu vampiro ser diferente que acabou errando a mão.

    Volte sempre Julia, adorei seu comentário!

    ResponderExcluir